Categorias
Sem categoria

Como evitar a sensibilidade após clareamento nos dentes

A busca por um sorriso estético fez com que procedimentos, como o clareamento dental, se tornassem cada vez mais comuns. Mas a sensibilidade após clareamento pode ser um empecilho para a adesão dos pacientes a esse método.

No entanto, é visto que, ao buscar profissionais de confiança e seguir as orientações que eles determinam, certamente, o sorriso perfeito virá como resultado, sem gerar efeitos colaterais significativos.

Deseja clarear seus dentes, mas tem medo dos efeitos da sensibilidade que o processo pode trazer? Então, continue a leitura, pois, neste artigo, esclareceremos como é possível ter os dentes perfeitos, evitando efeitos indesejados.

O que é o clareamento dental?

O clareamento da arcada dentária é uma técnica tradicional do ramo da odontologia, que visa um sorriso harmonioso e dentes mais brancos. Durante o processo da alimentação, certos alimentos favorecem o aparecimento de manchas escurecidas na dentição, causando desconforto para o paciente ao sorrir. Exemplo disso são as bebidas ricas em corantes, como refrigerantes e café. 

Logo, para que o processo de clareamento seja efetivo, é importante que o paciente evite alimentos que possam deixar os dentes com uma coloração diferente antes e depois da utilização da técnica odontológica.

Ainda, é importante dizer também como funciona o processo de clareamento. Basicamente, que é dividido em duas técnicas que utilizam gel clareador: a caseira e a realizada no consultório.

tratamento caseiro é feito usando um molde removível com um produto clareador, a base de peróxido de hidrogênio. Em contrapartida, o clareamento em consultório, utiliza o mesmo produto, mas em uma concentração maior e, além disso, é associado ao laser, que potencializa a ação clareadora do gel.

Qual o motivo da sensibilidade após clareamento?

A sensibilidade dental causa um desconforto significativo no paciente ao se alimentar, gerando grandes danos na saúde oral. Normalmente, essa alteração sensitiva ocorre devido à alteração do esmalte dental, na estrutura do dente por conta da má higiene e de clareamentos.

No caso do clareamento odontológico, em especial, é possível notar que o efeito da sensibilidade está diretamente ligado à técnica aplicada e à adesão do paciente às orientações fornecidas pelo odontólogo responsável pelo procedimento.

Levando em consideração o impacto que a sensibilidade pode gerar na vida do paciente, preparamos algumas dicas para que ela seja evitada. Confira!

Usar clareadores com concentrações menores

A concentração do clareador é diretamente proporcional às chances de sensibilidade, ou seja, quanto mais concentrado o produto, maiores são as possibilidades de efeitos colaterais.

Uma dica para evitar que isso ocorra, é a utilização de laser no consultório odontológico. Por meio dele, o dentista conseguirá utilizar uma porção menor do produto, minimizando, assim, a ocorrência de sensibilidade após clareamento.

Além disso, no caso de tratamento caseiro, é importante que o profissional oriente o paciente a respeito da quantidade de gel a ser aplicado e sobre as restrições alimentares necessárias para um bom resultado.

Utilizar cremes dentais especiais

Os produtos utilizados para o clareamento são abrasivos, por isso, aumentam a sensibilidade da arcada dentária. Logo, é importante que o dentista prescreva cremes dentais específicos para diminuir os efeitos causados por esse procedimento.

Escolher uma boa escova de dentes

O tipo de cerdas da escova pode influenciar no padrão da limpeza dos dentes e, além disso, aumentar a sensibilidade da dentição, quando escolhida de forma incorreta. As mais indicadas são as macias e de superfície arredondada.

Fazer uso de flúor

O flúor é um aliado importante para a proteção dos dentes. E, por agir como uma barreira protetora, ele pode ajudar no combate da sensibilidade após clareamento. 

Por fim, sabemos que a efetividade do procedimento depende do profissional que o realiza. Portanto, é importante escolher um dentista capacitado na área do clareamento. Ademais, a supervisão após o procedimento deve ser recomendada, pois, ela é capaz de reduzir as chances de aumento da sensibilidade dental.

Você sabia que o clareamento dental podia gerar sensibilidade nos dentes? Entendeu como esse processo pode ser minimizado? Gostaria de ficar por dentro de mais dicas sobre a saúde e a estética no ramo da odontologia? Então, nos acompanhe pelas redes sociais e curta nossa página no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *